sábado, 29 de novembro de 2014

Elaboração de políticas para o uso das mídias sociais na escola




Iniciamos nosso pensamento em relação às problemáticas e impactos do uso das mídias sociais na escola com a fala de ANTONIO:
                                            “Em todas as oportunidades de formação de professores, quer para uso das novas tecnologias, quer para uso das velhas didáticas, a grande dificuldade que se percebe nos professores não diz respeito às novidades tecnológicas ou mesmo à concepção teórica de uma escola inovadora e libertária, mas sim à práxis pedagógica, à transposição desses conceitos para metodologias de ensino, práticas efetivas de sala de aula e ideologias que acolham essas novas concepções no cotidiano do fazer pedagógico.” (ANTONIO, José Carlos. A escola nativa digital e seus professores órfãos pedagógicos, Professor Digital, SBO, 17 fev. 2014. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2014/02/17/a-escola-nativa-digital-e-seus-professores-orfaos-pedagogicos>. Acesso em: 27/11/2014)
            
         O autor conseguiu expressar concisamente o que percebemos em nossa escola, com nossos colegas e, até mesmo, por nós Cspetcs. Está sendo uma tarefa muito difícil encontrar o caminho para incluir as mídias sociais em nosso planejamento de forma eficaz. Como utilizá-las efetivamente no processo de ensino? Os alunos serão capazes de entender a proposta ou ficarão navegando de forma alienada?  Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do dia a dia  dos alunos e essa é uma realidade inalterável. Se a escola não incluir o uso na internet,  ela estará se opondo a uma sociedade? Se a escola não inclui a Internet na educação das novas gerações, ela está na contramão da história, Quantas questões, quantas dúvidas.
         O regimento escolar não permite o uso de celular em sala de aula. O acesso a internet não é gratuito e nem todos possuem smartphone. Os professores estão acostumados e, talvez, acomodados com o tradicional. Acreditamos que esta inclusão precisa ser estruturada em todos os sentidos. Não só os professores estarem se transformando, mas a estrutura escolar também, com equipamentos em sala de aula, não só na sala de informática, tornando assim, menos árduo todo esse processo e transformando as redes sociais em aliadas.
O movimento na educação está ocorrendo nos dois sentidos. A metodologia está sendo pressionada para incorporar tecnologias na educação e as tecnologias que os alunos trazem para a escola está pressionando a mudança metodológica de ensinar e aprender. O que mais se houve falar hoje em dia é: porque temos que desligar os celulares em sala de aula? Porque não posso utilizar o tablet para fazer pesquisas na Internet? Porque não temos aulas diariamente com um computador em nossa mesa? Por que não temos números suficientes de computadores? Ausência de internet? Baixa velocidade da conexão? Limitações para a adoção de tecnologia nas salas de aula.
Esses e outros questionamentos oportunizam uma discussão que precisa ser realizada e resolvida. Essas limitações impedem que o uso da tecnologia aconteça. Se a escola vai trabalhar com tecnologia é preciso que todos os alunos tenham acesso a ela.
         Concluímos que ainda é complicado elaborar uma política para o uso das mídias sociais na escola. Grandes avanços precisam acontecer. Dialogamos muito e estamos abertos à proposta, por isso estamos tentando formular novas práticas para alcançar este ideal. Esperamos sanar nossas dúvidas e conseguir transmitir para a comunidade escolar que é possível incluir de forma eficaz as mídias sociais no processo de ensino/aprendizagem.

Cpstec: Vanessa Basso e Luciana Lopes

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